Skip navigation

Como começar um relacionamento sem perder os seus amigos

Última atualização March 15, 2018

Todo nós já estivemos nesta situação: um amigo com o qual costumava ir a todo o lado até ela ou ele começarem um relacionamento… e, a partir daí, tudo mudou.

Subitamente, o seu amigo já não estava disponível e, mesmo que não o tenha desejado, começou a sentir alguma frustração e, sejamos francos, até mesmo irritação!

De facto, quando as pessoas começam um relacionamento, é muito fácil começar a perder amigos. O seu foco torna-se outro, e é totalmente compreensível.

O problema chega quando está a começar um relacionamento e se apercebe, de repente, que tudo o que odiava sobre esse momento no qual o seu amigo começou a ser um casal, bem, também está a acontecer consigo!

O que fazer quando começa um relacionamento saudável, sem ter de excluir os seus amigos?

#1 – Não escolha o amor acima da amizade.

Dica número 1 e provavelmente a mais importante de todas. Não sinta que tem de escolher entre o amor e a amizade. Se realmente quer criar uma relação saudável e forte este é, provavelmente, o melhor e único conselho que deverá alguma vez considerar: o seu parceiro deve ser também seu amigo.

Neste sentido, se o seu parceiro for seu amigo, então torna-se completamente natural que seja capaz de partilhar as suas amizades também com ele.

Além disto, ao criar uma relação na qual o amor e a amizade são os dois pilares centrais, o seu parceiro irá compreender com facilidade quando quiser passar algum tempo com os seus amigos.

No final do dia, o amor é mais efémero do que a amizade, pelo que deve garantir que mantém ambas as tangentes na sua vida!

Se garantir que os seus amigos vêem o seu parceiro como outro amigo, irá criar uma dinâmica fantástica, na qual não terá de sentir que tem de escolher entre o seu parceiro e os seus amigos.

#2 – Aprenda a gerir eficazmente o seu tempo: Manter-se em contacto com os seus amigos

Apesar de poder soar bastante óbvio, a verdade é que, se realmente pensar naquilo que o irritou por causa daquele amigo que desapareceu quando começou uma relação, irá provavelmente perceber que não foi tanto por o seu amigo querer passar o seu tempo em casal – já que, no final de contas, isto é completamente compreensível.

Foi pelo facto de que o seu amigo não se manteve em contacto consigo!

Então, lição aprendida!

Garanta que vai sempre manter-se em contacto com os seus amigos. Telefone-lhes, envie-lhes mensagens, esteja interessado nas suas vidas. Estamos a viver em pleno século XIX e, felizmente, existem várias tecnologias para se manter em contacto com as pessoas!

#3 – Permita que os seus amigos sejam parte da sua história de amor

Ninguém gosta de ser “a vela”, ainda assim, outro erro comum quando as pessoas começaram um relacionamento é que ou falam MUITO sobre o seu parceiro, ou não falam, de todo, sobre este assunto.

Quando um amigo subitamente muda a conversação para um monólogo sobre o seu relacionamento, isto pode ser (e definitivamente vai ser) o momento no qual uma amizade vai ser perdida.

É talvez por isso que algumas pessoas preferem não falar muito sobre os seus relacionamentos com amigos. Ainda assim, alguns amigos poderão sentir-se excluídos.

É muito`importante encontrar um equilíbrio entre dizer demasiado e não dizer o suficiente.

O nosso conselho é para que garanta que o seu amigo ainda sente que ele ou ela é uma parte da sua vida, incluindo a sua vida romântica. Pode falar sobre como se sente, os desafios que está a enfrentar, as coisas das quais gosta sobre estar numa relação, as coisas das quais sente falta na sua antiga vida de solteiro, etc.

No final do dia, se conseguir fazer manter intactas as suas amizades e a sua vida amorosa, será a pessoa mais sortuda à face da Terra!

 

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.