Skip navigation

Como identificar uma relação duradoura

Última atualização October 5, 2017

Quem nunca sonhou viver finalmente aquela relação séria e de longo termo? Aquela relação que não para de crescer com o tempo e que continua sempre recheada de muito amor e carinho. Uma relação amorosa de complementaridade, em que o apoio é mútuo e incondicional… Às vezes, passar a vida a sonhar acordado faz com que os sonhos se tornem realidade. No final de contas, quem nunca iniciou uma relação, depositou demasiadas esperanças nela e no final ficou sem nada?

Não se preocupe, nem tudo está perdido no amor. Na verdade, existem alguns truques a ter em atenção caso pretenda que o seu próximo relacionamento tenha continuidade no futuro. Como é óbvio, não prometemos que dure para sempre, mas, sejamos honestos, o que é que dura verdadeiramente para sempre?

#Uma relação respeitosa

Um dos segredos para uma relação saudável e duradoura é o respeito entre as duas pessoas. Isto porque, quando o respeito pelo seu parceiro e pela própria relação é perdido, a ligação entre os dois irá enfraquecer e definhar. É importante perceber que para conseguir respeito é imperioso que o casal tenha uma grande capacidade de compreensão mútua, bem como uma admiração e aceitação pelo parceiro. Estes são elementos chave que os casais tendem a esquecer com o tempo.

A compreensão mútua é essencial, ao ponto de a amizade, o amor e a admiração crescerem através dela. Se uma pessoa está sempre a tentar mudar a outra, a relação irá certamente tornar-se tóxica a certo ponto.

Uma relação respeitosa não tem de ser um relacionamento sem discussões. Aliás, as discussões podem ser bastante saudáveis e necessárias. A grande diferença entre uma relação duradoura e uma relação disfuncional é muitas vezes a capacidade de perceber quando é necessário pedir desculpa.

#Uma relação com compromisso

Outro elemento chave que é útil para saber se a relação irá durar tem a ver com perceber se as duas partes estão comprometidas com o relacionamento a 100%. Às vezes as relações são pouco equilibradas e, no final, isso pode ter um efeito negativo no casal. Sente que ambos têm o mesmo nível de compromisso? Essa é a única forma de ter uma relação saudável e duradoura.

Por outro lado, a comunicação é também muito importante numa relação, assim como manter a mente aberta para o diálogo. Neste capítulo, sente que pode falar abertamente sobre os seus sentimentos com o seu parceiro? Esse devia ser o seu objetivo.

#A chave para uma relação longa: confiança

Nem sempre é fácil manter a confiança intacta no seu parceiro, mas às vezes tendemos a esquecer que a falta de confiança pode minar a relação e tornar-se um problema pessoal. A confiança devia ser natural: ou se tem ou não se tem. Se se obriga a si mesmo a confiar no seu parceiro, a sua relação não irá por certo durar muito tempo. Faz sentido, não faz?

Um bom relacionamento tem de ser baseado na confiança e ambas as partes têm de respeitar o espaço um do outro e também as decisões tomadas por cada um. Mais importante de tudo: se pretende viver uma longa história de amor, deve primeiro aprender a adaptar-se a novas circunstâncias.

Está pronto para começar agora mesmo a sua história de amor?
Jump to top

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.