Skip navigation

O segredo da manutenção do desejo numa relação a longo termo

Última atualização September 19, 2017

Sempre existiu um debate sobre a duração das coisas no amor. Pode o amor durar para sempre? Será possível manter o desejo numa relação séria?

Esther Perel, uma profissional em relacionamentos, explicou numa Ted Talk qual o segredo do desejo a longo termo.

Se apaixonar-se é relativamente simples, e a fase de lua de mel é descrita como uma das mais intensas e apaixonadas da relação, o que acontece nos anos seguintes da relação?

O que acontece quando o amor cresce e se adapta e a rotina começa a apoderar-se do espaço… e o desejo se torna menos e menos presente?

Os dilemas do amor moderno

Quando está numa relação de longo termo, isto significa que, na maioria dos casos, passa a maior parte de cada dia com o seu parceiro. Criam uma rotina juntos e partilham essa rotina….

As rotinas podem ser muito agradáveis, uma excelente maneira de organizarem os vossos dias e partilhar uma rotina pode, de facto, ser algo muito romântico.

O ato romântico de saber que o seu amante vai estar em casa quando chegar a casa depois de um longo dia, o romance por detrás do encontro todas as Terças-Feiras para irem juntos ao supermercado…
Ainda assim, o problema das rotinas em casal é que esta tende a deixar pouco espaço para surpresas, para aventuras, para a atração…

Como refere Perle, «a atração requer distância» e é exatamente essa distância que não consegue quando vive a sua rotina em casal.

O problema é, tal como menciona Perle «os dilemas no amor moderno», nós queremos uma experiência transcendente do amor, nós queremos tudo. A segurança, a proteção, uma dependência conjunta com «a novidade, o mistério, a aventura, o risco, o inesperado».

Nós estamos a viver em sociedades individualistas, e assim «o desejo tornou-se um conceito central» das sociedades.

Enquanto que é suposto que o amor cubra cada um dos aspetos da nossa vida, o desejo deve significar surpresa, quebra da rotina, combustível para o amor.

O resultado? Segundo defende Perle, «o romantismo entrou numa crise de desejo».

Em todo o caso, estarão todas as relações de longo termo condenadas à perda do desejo?
Pode o desejo ser reconquistado?

O mistério do desejo de longo termo

Segundo Perle, que entrevistou vários casais sobre esta temática, as pessoas tendem a achar o seu parceiro mais atraente quando o veem como uma «identidade auto-sustentada, um todo completo». Se a rotina une, para que o desejo aconteça, a separação é necessária.

Nem mesmo uma boa intimidade garante desejo… o desejo «exige uma passagem », requer que “se crie um espaço entre quem se ama” e nós.
O mistério do desejo reside na transgressão que torna o desejo tão importante.

Quais são os sentimentos diferentes que tem quando ama alguém e quando deseja alguém?

O desejo é «uma expressão da nossa individualidade» enquanto que o amor é o oposto. Como podemos conciliar ambas as necessidades numa relação?

Segundo Perle, uma relação que consegue conciliar ambas as necessidade torna-se aquilo a que se chama um Casamento Apaixonado, uma relação que, dentro da rotina, consegue dar transcendência e mistério, uma relação de longo termo que sabe como sobreviver entre o amor e o desejo.

Mais importante, se o desejo é uma expressão da nossa individualidade, é exatamente a individualidade do nosso parceiro que se torna atrativa.

Este é exatamente o segredo do desejo que a maioria dos casais experienciam quando estão longe um do outro: o desejo necessita de espaço, precisa de «atravessar uma ponte»… O desejo é ver à distância quão radiante e confiante o seu parceiro é num dado momento… o desejo nunca perde, ele apenas precisa de ser olhado de uma perspetiva diferente.

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.