Skip navigation

O Top 3 das razões pelas quais não consegues superar o teu ex

Última atualização November 16, 2017

Eles dizem que o tempo cura tudo mas, por vezes, o sentimento é de que o pensamento do teu ex está a tornar-se uma obsessão crescente ao longo do tempo.

Não te preocupes, não estás sozinho. Aqui, nós iremos dizer-te as razões pelas quais não consegues ultrapassar o teu ex e como podes libertar o coração e estar preparado para um novo amor!

Como superares o teu ex: O Guia de sobrevivência na era dos media sociais

De facto, os media sociais podem tornar-se dolorosos e uma fonte de obsessão: tu vês as fotografias do teu ex, os novos amigos do teu ex, o que o teu ex anda a fazer… e sejamos francos, os media sociais podem ser tendenciosos! Estes tendem a mostrar apenas o lado bom das coisas.

Então, antes de mais nada, nós não estamos a dizer que devas bloquear o teu ex, mas isto pode ser uma mudança muito saudável para que mudes as tuas definições e cries alguma distância, e, por vezes, esta distância começa mesmo pelos media sociais.

3 erros que não te permitem superar o teu ex

#1 Continuas a compara o teu ex com os teus novos encontros

Embora possa ser bastante natural comprar, isto pode também ser bastante pouco saudável.

Se estás a começar a sair novamente, irás provavelmente sentir-te tentada a comprar o potencial do teu parceiro em relação ao teu ex, a maneira como ele ou ela se parecem, a maneira como ele ou ela falam, etc.

Ainda assim, ao fazeres isto, tu estás a limitar a tua história de amor em potencial com o teu novo encontro e não estás a dar-lhe uma hipótese justa.

O conselho é para que tentes manter a mente tão aberta quanto te seja possível. Por vezes, não existe melhor ou pior, mas apenas diferente, e tu tens de pensar que, se o teu relacionamento anterior não funcionou, tentar algo diferente poderá ser bom.

Mesmo que eventualmente existissem coisas mesmo boas sobre o teu ex que gostarias de ter na tua próxima relação, recomendamos grandemente que evites comparar e que deixes que o parceiro do teu encontro simplesmente te surpreenda. Tu nunca saberás! Poderás descobrir novas maneiras de viver o romance!

#2 Vocês continuam amigos mas tu ainda tens outros sentimentos

Esta é uma das dificuldades mais comuns no que respeita a superar um ex. O que fazer no caso de vocês terem acabado mas continuarem amigos?

Torna-se muito difícil superá-lo!

Nós não estamos a dizer que devas cortar todo o contacto com o teu ex mas, mais uma vez, o espaço é necessário.

Garante que dão um ao outro algum espaço, pelo menos até sentires que estão os dois na mesma página e que se podem encontrar para pôr a conversa em dia sem que isto te deixe de coração partido.

Podes começar pouco a pouco. Primeiro, por mandarem um ao outro mensagens até estarem confiantes o suficiente para se encontrarem.

A única maneira de seres amigo do teu ex é tendo uma amizade honesta, o que significa que nenhum dos dois deve ter sentimentos românticos pelo outro e devem ser capazes de se encontrar sem que haja juízos de valor.

Até que chegues a este ponto, a distância é a tua melhor opção.

#3 Ainda tens esperança de que voltem a ficar juntos

Mais uma vez, este é um dos erros mais comuns das pessoas quando acabam um relacionamento.

Primeiro, deves reconsiderar as razões pelas quais a tua relação não funcionou. Se achares que a tua relação merece que lutes por ela um pouco mais, então podes fazer mais uma tentativa. Mas caso vejas que o teu ex não está disposto a reatar contigo, então deves banir esse pensamento da tua mente.

O teu objetivo é superar o teu ex! Então garante que o/a respeitas e que te respeitas a ti também. Um relacionamento é uma experiência óptima para se ter na vida, quer tenha acabado bem ou menos bem.

Então, nós recomendamos que olhes para o teu ex desta forma, como uma boa experiência que tiveste, que provavelmente te ensinou muitas coisas e que te ajudou a crescer como pessoa, o que significa que quando te sentires pronto para começar a namorar de novo ou até a tentar uma nova relação de longo termo, terás muito mais para oferecer a esse novo relacionamento.

 

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.