Skip navigation

Como fazer com que um relacionamento à distância funcione

Última atualização June 1, 2018

Fazer com que um relacionamento à distância funcione tornou-se, hoje em dia, um dos grandes desafios que muitos casais têm de enfrentar.

Afinal de contas, nós vivemos numa sociedade bastante dinâmica que nos pede, por vezes, para que nos mudemos de um local para outro, e, antes que se aperceba, a sua relação pode ter de lutar contra milhares e milhares de quilómetros.

Se está a ser desafiado por uma relação à distância, não se preocupe ! Os casais podem adaptar-se muito rapidamente a situações novas, você apenas terá de garantir que usa a ferramenta mais importante para um relacionamento : a comunicação.

Nós reunimos alguns conselhos para relacionamentos a longa distância que acreditamos que possam ser úteis para que possa retirar o melhor da sua situação.

Descubra o nosso ranking e encontre os melhores sites de relacionamentos em Portugal

Dicas para uma relação saudável à distância
O objetivo de uma relação saudável à distância é para que se mantenha :

  • Um bom nível de comunicação
  • Se mantenha fortes sentimentos amorosos um pelo outro
  • Ser independente mas trabalhar como uma equipa
  • Manter a paixão viva

Caso se esteja a perguntar : “será que o nosso relacionamento vai funcionar? ”, pergunte a si mesmo se vai sentir-se confortável com os 4 pontos mencionados acima. Vamos mergulhar neles !

Sobreviver a um relacionamento à distância : o poder da comunicação

A comunicação é, sem dúvida, a chave para um relacionamento feliz. Esta é também uma ferramenta minada que pode fazer a diferença quando chega o momento de construir um relacionamento forte e a longo termo.

Quando falamos sobre comunicação, não estamos apenas a referir-nos à conversa que possa ter com o seu parceiro sobre como correu o seu dia ou sobre os problemas que tiveram de enfrentar ao longo do vosso dia. Esta é também muito importante para falar sobre os vossos sentimentos, os vossos medos, as vossas expetativas, etc.
Os casais tendem a cair na rotina de narrarem um ao outro os eventos do dia sem realmente aprofundarem os seus sentimentos ou medos.

Além disto, você deve ainda ter em consideração que quando nos referimos à comunicação, não estamos a pedir-lhe que faça um monólogo. Pelo contrário… se é muito importante que fale sobre si mesmo e sobre os seus sentimentos, é também muito importante que ouça os do seu parceiro.

Então garanta que põe algum tempo de lado para falar e para ouvir. Um pequeno gesto que pode fazer maravilhas ao seu relacionamento.

Sinais de alarme para relacionamentos a longa distância : quando o amor é tomado por garantido.

Se quer continuar a manter forte o seu relacionamento à distância, então tem de garantir que cuida constantemente do seu parceiro com uma postura interessada e apaixonada.

Um dos maiores problemas dos relacionamentos a longo termo e dos relacionamentos à distância é que o amor é tomado por garantido e, meu amigo, esse é um erro grave.

É sempre muito importante que mostre o seu amor ao seu parceiro, este pode ser mostrado verbalmente ou através de pequenos atos românticos.

Tem de pensar que quando a distância começa a construir uma barreira entre vocês os dois, a única forma de garantir ao seu parceiro que os seus sentimentos de amor e apreciação é dizendo-o diretamente.

Como ter um relacionamento à distância

Outro conselho importante para relacionamentos à distância é garantir que trabalham como uma equipa mas respeitando sempre a independência um do outro.

Alguns casais à distância tendem a tornar-se mais controladores quando estão separados e esta nunca é a melhor forma de agir. Um relacionamento saudável deve basear-se na confiança, pelo que se sente que precisa de controlar o seu parceiro por falta de confiança, então deve verdadeiramente reconsiderar os pilares do seu relacionamento.

Por vezes, acredita-se que a equação que junta homens e relacionamentos à distância é terrível. Uma crença popular que criou inúmeros conselhos de relacionamento a longa distância terríveis para as mulheres.

Mas a verdade é diferente : tanto homens como mulheres são o mesmo quando falamos de sentimentos e ambos têm o mesmo peso no relacionamento. Desta forma, independentemente do seu género, deverá trabalhar para estabelecer um relacionamento forte, baseado na confiança entre vocês os dois.

Depressa verá que quando existe uma confiança cega num relacionamento a longo termo, este cresce muito rapidamente.

Ideias de relacionamento para manter a paixão viva

A Internet deu-nos muitas formas de estarmos separados e, ainda assim, juntos. O mesmo se aplica aos relacionamentos. Existem várias formas de manter a paixão viva : desde conversas mais « picantes » no skype até às cartas românticas, passando por visitas surpresa… uma vez que comece a conhecer o seu parceiro ai tornar-se muito simples para si perceber qual o tipo de atividade que trará mais benefícios ao seu relacionamento.

O mais importante aqui é garantir que o seu parceiro saiba o que pensa dele ou dela… o resto depende só da sua imaginação !!

Encontre o amor com os melhores sites de namoro portugueses. 

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.