Skip navigation

Procurar o amor de uma forma moderna?

Última atualização September 28, 2017

Encontre a sua compatibilidade hoje

Os números reforçam a ideia, com 91 milhões de pessoas em todo o mundo a usarem aplicações de encontros e 289.1 milhões de usuários de encontros online no mundo de acordo com Statista, parece que hoje em dia – tal como encomendar um chaleiro na Amazon com entrega garantida no dia seguinte – pode encontrar a sua compatibilidade num período de 12 horas.

Esta é uma promessa incrivelmente poderosa que convence milhões de solteiros pelo mundo for a inscreverem-se; os usuários dos encontros online deverão crescer para 338 milhões até 2021

Abrindo caminho, os Estados Unidos seguem com um volume de mercado em encontros online no valor de 666 dólares em 2017, seguidos da China e do Reino Unido.

Uma indústria brilhante, sem dúvida, com um retorno económico mundial que soma 1,389 milhões de dólares estimados em 2017 e no qual se espera uma aumento anual de 3.3%.

Solteiros: Quantos mais melhor?

Se nos focarmos nos Estados Unidos, segundo o eHarmony, 20% dos relacionamentos atuais começaram online, terminando 7% destes em casamento apenas em 2016.

Com uma clara imersão dos sites de namoro online nas aplicações de encontros, 40% dos Americanos dependem, atualmente, nos encontros online para os ajudar a desenvolver vidas emocionais.

Uma indústria que apela tanto a homens como mulheres, com uma participação ligeiramente maior por parte do setor masculino (52,4%) relativamente ao feminino. Uma indústria na qual idade, localização, interesses e expetativas podem ser fatores de sucesso determinantes.

Na verdade, segundo um estuda da eHarmony, a idade pode ter um grande impacto para encontrar uma compatibilidade. O pico online (em termos de procura online) parece ser em torno dos 26 anos de idade enquanto que nos homens parece ser os 48 anos.

Dados interessantes que parecem confirmar como a nossa sociedade categoriza os solteiros de acordo com a idade e lado apelativo. A juventude nas mulheres parece ser um maior fator na procura de amor, enquanto que a maturidade nos homens parece ser o ponto de partida da atração.

Poderá o namoro online ter efeitos positivos na nossa cultura heteronormativa que glorifica a juventude, poder e beleza? Ainda que seja em detrimento do maior setor: os solteiros de aspeto comum que não estão, já, na flor da idade?

Descobrindo quem verdadeiramente é através do compromisso online…

O mundo online dá-lhe acesso a um grande leque de pessoas, no caso do namoro online, a um grande leque de parceiros em potencial.

Ainda assim, num setor tão populado como este, é preciso entrar numa “procura pensada”: quando os usuários são expostos “tanto a impressões hiperpessoais como idealizadas”, de acordo com a terapeuta Jane Buder, onde “as tensões de reforço contra a autenticidade são explicadas em termos de socialmente desejável, autodesilução e autoapresentação seletiva”, então torna-se essencial estabelecer um conjunto de regras para filtrar eficientemente o parceiro em potencial.

Dito por outras palavras, os encontros online são uma atividade auto-exploratória na qual os solteiros têm de entender de forma mais profunda a sua própria personalizada e de explorar e reformular quem eles são.

O namoro online tornou-se uma plataforma moderna “para as pessoas não só se recrearem como serem validadas por terceiros”, como Anabel Homnack mencionou no seu estudo sobre os efeitos da tecnologia de namoro online.

Estamos atualmente a escrever a base para uma nova sociedade individualista que deseja explorar a identidade, digitalizar a criação identitária e glorificar o feedback.

Uma nova sociedade individualista e conectada que deseja as conexões românticas, a plenitude sentimental e as relações emocionais.

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.