Skip navigation

Meetic ou Badoo: qual é o melhor site de namoro?

Última atualização September 25, 2018

Dizia Camões “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. O mundo do amor concorda. Hoje em dia, os namoros não começam com a facilidade de um encontro ocasional ou, pelo menos, não começam assim na maioria das vezes.

Hoje, para encontrar o amor, muitas pessoas recorrem ao meio online e é por esta via que acabam por conhecer outros solteiros e por obter uma chance nos meandros do amor. Claro que, neste processo, se encontram diversos sites de namoro e que, apesar de partilharem algumas semelhanças, estes não são todos iguais.Consoante os objetivos, as intenções e a procura efetiva de cada solteiro, no entanto, torna-se possível encontrar o site de namoro certo para garantir o resultado desejado. Em Portugal, por exemplo, os líderes dos encontros online são o Meetic e o Badoo. Estes, no entanto, têm caraterísticas distintas e públicos-alvo diversos. Importa, por isso, conhecer melhor os meandros de cada um deles.

Meetic e Badoo: como funcionam estes sites?

O Meetic e o Badoo apresentam-se, ambos, como sites de namoro com elevadas taxas de sucesso. Ainda assim, estes são bastante distintos um do outro e vale a pena olhar para a forma de funcionamento de cada um deles individualmente.

O Meetic apresenta-se, em Portugal, como um site direcionado para pessoas que desejam integrar uma vasta rede de solteiros para experimentar a possibilidade do encontro com o amor duradouro. Os relacionamentos sérios são o objetivo deste site e o seu funcionamento está orientado para garantir um desfecho favorável para os solteiros e solteiras nacionais.

No Meetic, os solteiros começarão por fazer o seu registo, mediante a criação de um perfil, no qual poderão introduzir os seus dados, a sua foto de perfil e um texto descritivo, onde constem as intenções, os principais traços de personalidade e também o tipo de relacionamento procurado. Quanto mais completo for este perfil, melhores serão as possibilidades do solteiro. Nesta sequência de apresentação, o Meetic dará aos solteiros a oportunidade de criarem um pequeno questionário para ser apresentado aos seus visitantes de perfil, sendo que as respostas ajudarão no primeiro contacto, aumentando a interação através do chat e, como tal, as hipóteses de um encontro offline. Na verdade, os encontros além do ecrã estão também presentes na forma de funcionamento do Meetic que organiza eventos diversos onde os solteiros têm a oportunidade de se conhecer pessoalmente.

Cadastrar-se no Meetic gratuitamente

O Badoo, por outro lado, está orientado para diversos tipos de relacionamento, sendo que, na sua visão romântica, encontrar o verdadeiro amor se encontra na lista das prioridades.Neste site, os utilizadores irão encontrar uma forma divertida e célere de conhecer solteiros, podendo, mediante a criação de um perfil, aproveitar ferramentas como o chat, a webcam ou a gravação de mensagens de vídeo. Este site de namoro está orientado para as faixas etárias mais jovens e, como tal, responde às exigências da geração Millenials, permitindo que esta leve para todo o lado a sua busca amorosa, através da aplicação para dispositivos móveis. Mas esta procura não é ilimitada: se desejar, no Badoo, pode utilizar o filtro de pesquisa para fazer a filtragem dos perfis que verdadeiramente lhe interessam.

Perfil dos utilizadores

Além de terem formas de funcionamento distintas, estes sites tendem a interessar a faixas etárias diferentes. Isto prende-se, em parte, com a própria dinâmica de cada um deles, que atrai solteiros de idades distintas.
O perfil do utilizador do Meetic é o solteiro que procura um relacionamento sério. Os perfis criados neste site são muito regulados, pelo que, embora possam existir alguns perfis falsos, estes não predominam. Na sua maioria, os perfis de utilizador no Meetic são fidedignos e sérios, sendo que esta rede de solteiros é particularmente popular em indivíduos entre os 30 e os 40 anos de idade. A procura de um relacionamento sério, a longo prazo, parece ser o objetivo da maioria dos presentes neste site, que se conhecem devido à ferramenta de compatibilidade, que tenta reunir perfis onde se manifestam desejos e valores similares.

O perfil do utilizador do Badoo é estatisticamente mais jovem do que o do Meetic, sendo que a maioria dos solteiros desta plataforma se encontra entre os 20 e os 30 anos de idade. Com um espírito mais jovem e uma clara ancoragem na geração digital, este site utiliza as redes sociais para reunir os seus recursos e, por isso mesmo, apresenta perfis menos detalhados. Com um grande número de perfis falsos (aspeto em que se assemelha às próprias redes sociais), este site não engloba apenas solteiros que buscam um relacionamento sério, havendo, no seu seio, pessoas com intenções diversas que podem ir do caso amoroso até ao relacionamento duradouro ou passar apenas pelo desejo de incomodar e discutir. Esta dinâmica torna mais difícil o traçar das compatibilidades, razão pela qual nem sempre os seus usuários encontram aquilo que procuram.

Preços e tarifas

Embora tanto o Meetic como o Badoo sejam sites de inscrição gratuita e que funcionam sem que seja necessário o pagamento de tarifas, é sabido que, para a obtenção dos melhores resultados, a sua versão completa – e que funciona mediante mensalidade – é mais efetiva.

O Meetic permite a inscrição gratuita dos seus membros e quase todos os seus serviços podem ser experimentados de forma gratuita antes da inscrição. Para continuar a usufruir dos melhores serviços deste site, no entanto, existe a possibilidade de aproveitar algumas das tarifas rentáveis que o site apresenta, sendo que, quando mais meses adquirir, menor será o valor mensal.

No Meetic, uma assinatura mensal tem o valor de 34,99 euros, sendo que três meses custarão 53,97 euros (o equivalente a 17,99 euros mensais) e seis meses ficarão por 77,94 euros (12, 99 euros mensais).

No Badoo, por outro lado, não só terá uma inscrição gratuita como poderá, se assim o desejar, manter a completa gratuitidade do serviço, sem que tal impeça a publicação de fotos ou vídeos e a procura por novos solteiros. Apesar disto, este site possui alguns recursos premium, que visam a melhoria das chances dos solteiros. Nestes meandros, apresenta serviços como a promoção do perfil ou o destaque da foto. No separador das “funções” poderá escolher o serviço que deseja para ter maior visibilidade, sendo que poderá adquiri-los por mensalidade ou através da aquisição de créditos.

Os valores mensais apresentados para os utilizadores que desejem estes serviços são: 9,99 euros por um mês; 7,99 euros mensais por 3 meses; ou 5,75 euros mensais por 6 meses. Já os créditos podem ser adquiridos por 2 euros (100 créditos); 10 euros (550 créditos) ou 20 euros (1250 créditos). Estes pagamentos podem ser efetuados por paypal, por cartão de crédito, por google wallet ou por pagamento pré-autorizado.

Vale a pena salientar que os sites gratuitos, embora gozem da vantagem da ausência de pagamentos obrigatórios, tendem a ser menos monitorizados, razão pela qual se tornam plataformas menos sérias, possuindo um maior número de perfis falsos e deixando os seus utilizadores mais suscetíveis a eventuais esquemas de burla.

Meetic ou Badoo: qual é o mais eficaz?

Entre o Meetic ou Badoo, em questões de eficácia, torna-se necessário considerar aquilo que um solteiro procura no momento efetivo de escolher a sua plataforma.

Por exemplo, caso se trate de um utilizador mais jovem, que não esteja à procura de nada em concreto no campo amoroso e se encontre aberto às várias possibilidades e que deseje encontrar um site cujo funcionamento se assemelhe ao das redes sociais, o Badoo será uma boa oportunidade para conhecer pessoas.

Ainda assim, se o objetivo é o de encontrar um relacionamento sério e duradouro, poderá ser mais útil a utilização de um site mais regulado. Então, um solteiro que busque perfis mais consistentes e mecanismos de compatibilidade mais funcionais, o Meetic será mais eficaz.

Meetic ou Badoo? A nossa opinião

Não se pode medir um site de namoros no que diz respeito à sua qualidade e eficácia sem se considerar, primeiramente, o objetivo efetivo do solteiro que o procura. Ainda assim, sendo que grande maioria dos utilizadores deste tipo de site afirma estar em busca do amor online, para um relacionamento sério e duradouro, torna-se possível analisar as caraterísticas individuais dos mesmos para perceber qual é aquele que melhor se adequa aos românticos do século XXI.

Olhando, de forma individual para cada um dos sites, podemos apresentar a seguinte tabela com as vantagens e as desvantagens de cada site:

Badoo:

  • Ideal para solteiros entre os 20 e os 30 anos
  • Apresenta muitas semelhanças com redes sociais
  • Contém muitos perfis falsos
  • Os perfis do site não são detalhados
  • O serviço de compatibilidade não é muito eficaz

Meetic:

  • Ideal para solteiros entre os 25 e os 40 anos
  • Site de encontros com um estilo mais clássico
  • Bom serviço de moderação de perfis
  • Perfis muito detalhados, com utilizadores motivados
  • Bom mecanismo de compatibilidade
  • Site pago mas onde é possível fazer o teste de serviços de forma gratuita

Tendo todos estes fatores em consideração, uma análise honesta faz com que a nossa opinião sobre a eficácia destes sites pensa a favor do Meetic, sendo este um site mais regulado, onde a maioria dos perfis são reais e onde a procura por relacionamentos sérios está na ordem do dia, sendo ainda facilitado pelas ferramentas de compatibilidade. Além disso, este site tem a vantagem de contar com um valor de subscrição acessível e adequado à sua taxa de eficácia e aos serviços oferecidos.

Cadastrar-se no Meetic gratuitamente

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.