Skip navigation

Como perder o medo de se apaixonar?

Última atualização September 27, 2017

O medo de se apaixonar é mais comum do que poderá pensar.

Na verdade, se pensar com propriedade sobre isso, faz sentido… Apaixonar-se é derrubar as suas proteções, as suas defesas e abrir-se completamente a outra pessoa.

Apaixonar-se requer muita honestidade e coragem… abrir-se ao amor, a um amor com futuro incerto.

Como não se assustar? Além disso, diz-se que a paixão é uma experiência incrível, mas não muito duradoira… que se consome na fase de «lua-de-mel».

Então, o que vem depois disso? Entendemos que apaixonar-se pode parecer assustador, mas há algo de que as pessoas se esquecem quando temem este sentimento: Apaixonar-se é uma das melhores maneiras de aproveitar a experiência de estar vivo. Deseja fazer o melhor da sua vida, do seu corpo, da sua mente e de suas emoções?

Seguem-se algumas dicas para vencer o medo de se apaixonar.

#Nunca compare possíveis experiências com as de anteriores relações

Esta é a razão principal de infelicidade nos casais. Uma comparação é um veneno, você deve saber isso.

Comparar nunca trará nada de positivo. Se aceitar a ideia de que estamos programados, desde a infância, para querer sempre mais e mais, então provavelmente chegará à conclusão de que nunca estamos felizes com o que temos; portanto, qual é o objetivo de comparação? A relva do vizinho parece sempre mais verde, não é?

Deverá ter ainda em conta que, comparando uma possível nova relação com uma anterior (independentemente de a comparação ser positiva ou negativa), você está automaticamente limitando o seu novo parceiro e o possível novo relacionamento. O primeiro passo é, portanto, aprender com experiências passadas, mas mais importante é não se deixar condicionar por elas!

#Aceite o que sente

Segundo passo: Assim que estiver tão livre quanto possível de experiências passadas, terá de aprender a aceitar os seus sentimentos: evite controlar o que deveria sentir, tente antes compreender se o que sente resulta de algo positivo, se assim for, abrace esses sentimentos!

Muitas pessoas pensam que controlando os seus sentimentos poderão parecer mais fortes, mais inteligentes, mais estáveis, etc….

Mas será realmente saudável? Em vez disso, considere que ter sentimentos é uma das melhores maneiras de se sentir vivo.

# Evite pedir opinião a todos

Opiniões! O inimigo do nosso instinto! Já lhe aconteceu ter dúvidas sobre um assunto, consultar várias opiniões, e, no fim, ter ficado com a forte convicção de que nenhuma delas é satisfatória e que se sente mais confortável com a sua própria maneira de lidar com a questão?

Exatamente. Isso acontece de igual forma quando se trata de amor. As opiniões podem ser boas, mas, no fim do dia, você é o único a saber como realmente se sente…

 

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.