Skip navigation

Encontros de amizade

Last Update : September 27, 2017

Rodearmo-nos de amigos constitui certamente uma das experiências mais enriquecedoras que podemos viver. É por esta razão que certos sites de encontros se focam mais nas relações de amizade do que propriamente na busca do amor. Um amigo é alguém em quem podemos confiar, com quem podemos contar e com quem descobrimos o mundo que nos cerca. É alguém especial que se fará presente nos momentos mais duros da nossa vida mas que estará igualmente ao nosso lado para partilhar as múltiplas pequenas alegrias do quotidiano. Por outro lado, os amigos possuem um poder de socialização muito forte, assim como um leque de conhecimentos que lhe permitirá, por extensão, alargar o seu próprio círculo de convivência social. Os amigos são, por definição, fontes de encontros.

Tecendo a sua rede de relações de amizade

As suas oportunidades de carreira e escolhas de vida, assim como a sua vida social e amorosa, são determinadas pela sua rede de relações de amizade. Em resumo, ter amigos e constituir uma rede social variada garante-lhe uma vida dinâmica e infinitamente mais rica do que permanecer sozinho e fechado na sua concha…

Mas como construir laços de amizade quando se é tímido, se está afastado da terra natal há muito tempo ou ainda quando se passou por uma situação de rutura ou um despedimento? Resumindo, todos nós podemos passar por um situação de isolamento social num ou noutro momento da vida, razão pela qual as redes de encontros de amizade fizeram a sua aparição. Bastam apenas alguns cliques e uma boa dose de motivação para encontrar os melhores sites deste género e fazer amigos na Internet!

Encontrar um bom site

Graças à maior rede de comunicação virtual do mundo (ou, para quem está afastado da vida moderna, “Internet”), é agora possível estabelecer laços e sair do isolamento com uma facilidade desconcertante, ainda que seja necessário saber como lá chegar e por onde começar.

Começámos por analisar os sites de chat (conversa) a fim de descobrir se estas plataformas poderiam levar à construção de laços de amizade sólidos e duradouros. Alargar o círculo de conhecimentos é uma coisa mas criar amizades estáveis é algo totalmente diferente. Desta forma, dedicámo-nos a identificar os fatores de sucesso de um encontro de amizade duradouro e descobrimos que uma pista importante é o tempo.

As amizades alimentam-se de recordações e estas constroem-se na vida real e não no ecrã de um computador. Deste modo, a Internet desempenha um papel essencial no estabelecimento do primeiro contacto mas o que se seguirá depende do grau de envolvimento de cada uma das partes na relação.

Saber fazer amigos

Ser capaz de criar o primeiro contacto mantendo-nos fiéis a nós mesmos é essencial, pois quem faz parte do nosso círculo de amigos deve apreciar-nos por quem somos. Todavia, tanto no amor como amizade, a verdade é que não estamos a fazer progressos em matéria de igualdade. Certas pessoas sabem cativar os outros, granjeando popularidade de uma forma natural, ao passo que outras sofrem de um certo isolamento e têm mais dificuldades em se abrir.

Sair da concha, conversar com os vizinhos, trocar algumas palavras com o carteiro ou estabelecer um breve diálogo com os colegas de trabalho à segunda de manhã: estabelecer contactos unicamente pelo prazer de trocar ideias é um bom começo mas não chega para transformar um encontro numa amizade. As nossas informações sobre este tipo de encontros deverão ajudá-lo a identificar os seus pontos fortes neste domínio, ou seja, as características da sua personalidade que lhe permitirão fazer novos amigos(as) e desfrutar de uma longa cumplicidade na sua companhia.

  • É muito importante saber fazer amigos sem que tenhamos de deixar de ser nós próprios. Algumas pessoas são capazes de criar oportunidades para encontros de amizade de uma forma natural; outras, pelo contrário, tendem a sofrer de um certo isolamento, deparando-se com dificuldades em “sair da sua concha” e abrir-se aos outros.
  • Cada um é como é e mesmo que a nossa primeira abordagem a outra pessoa seja mais tímida ou complicada, isso não quer dizer que tenhamos menos a oferecer a um possível novo amigo, sendo deste modo possível transformar um encontro numa amizade.
  • Os sites de amizade por chat são instrumentos realmente eficazes para encontrar novos amigos na Web? Fomos investigar!
  • Os sentimentos são complexos e uma relação de amizade pode evoluir para algo mais, caso em que precisará de saber como seduzir um(a) amigo(a).

Learn more about "Sites de encontros"

Este site usa cookies para permitir que tenha uma melhor experiência de navegação. Pode saber mais sobre o nosso uso das cookies e como mudar as suas definições.